A Promoção
sábado, fevereiro 27, 2010
Já acabou o tempo em que Portugal fitava o mundo com um olhar subalterno e serviçal. Hoje Portugal olha 'olhos nos olhos' para os outros, está na moda e é cada vez maior. Que se cale para sempre quem diz que Portugal é um país pequeno. Portugal tem, a título oficial, 92 090 km² de área terrestre. No entanto, se a este valor adicionarmos a área territorial marítima, sobre a qual temos soberania até às doze milhas de distância da costa e as duzentas milhas da ZEE, sobre a qual temos soberania económica (os direitos de exploração) então Portugal cresce e muito chegando aos 1.710.000 km² de superfície. Números redondos, o nosso país ocupa o 109º lugar, a nível mundial, em termos de superfície terrestre, mas se pensarmos em Portugal como um todo - o que implica falar da área de jurisdição no mar - então ocupamos a 11º posição. Portugal é, imaginem só, maior que a Índia. Mas não é só; Bem sei que é coisa recente, mas o que dizer deste espontâneo proliferar de catástrofes naturais no nosso jardim à beira-mar plantado? Que me lembre, o nosso país foi sacudido por tornados, tremores de terra, cheias incríveis, frio e tsunami's num curto espaço de tempo. Não há qualquer dúvida, está tudo a mudar. Nós, o Brasil da Europa, estamos, neste exato momento, capazes de competir cara-a-cara com os nossos amigos americanos, indonésios e japoneses relativamente a esta questão. Mas, ainda assim, há mais: O Terrorismo/ETA (prometo não referir o nome de Otelo Saraiva de Carvalho neste texto). Este fenómeno, que é para todos nós uma novidade, teve o dom de catapultar a marca Portugal além-fronteiras - o que só vem enobrecer a nossa posição no mundo. Apesar desta ascensão meteórica temos ainda um longo e sinuoso caminho pela frente. Não creio que se deva proibir o sonho, mas porque é mesquinho semear ilusões, o náufrago - ainda longe de terra - não pode esquecer-se de continuar a nadar. Viva Portugal.
«Temos muita insegurança e emigrantes em França, temos o 13 de Maio... temos queijo e temos paio...» - Manuel João Vieira.
5 comentários:
Viva Portugal!
"temos queijo e temos paio..." LOL!
(hj não tenho vontade de fazer grandes comentários)
"Terrorismo/ETA (prometo não referir o nome de Otelo Saraiva de Carvalho neste texto)"
Ahaha muito atento (quem diria?)!!!
Haja tomates para dizer isso meu malandro! Temos também condições para ombrear com a grécia a luta pela bancarrota. "Temos Fado, não temos Samba, como diria o Sr Barroso, Portugal está de tanga!"
Gosto especialmente que faças o trabalho de casa antes de escrever seja o que for, ao menos quando falas sabes do que falas, não és como muitos que por aí andam que falam de boca cheia... cheia de ar (e poluído).
A maior parte do povo português tem a mania que somos os coitadinhos do mundo, somos pequeninos, somos fraquinhos, somos patatipatatá, com estas opiniões formadas devo dizer que assim não vamos lá! Nem lá, nem a lado nenhum!
Postar um comentário