A Promoção

sábado, fevereiro 27, 2010

«Depois de uma segunda volta de campeonato que excedeu todas as expectativas, Portugal sobe assim ao principal escalão. Estão lançadas as bases, boa sorte!»

Já acabou o tempo em que Portugal fitava o mundo com um olhar subalterno e serviçal. Hoje Portugal olha 'olhos nos olhos' para os outros, está na moda e é cada vez maior. Que se cale para sempre quem diz que Portugal é um país pequeno. Portugal tem, a título oficial, 92 090 km² de área terrestre. No entanto, se a este valor adicionarmos a área territorial marítima, sobre a qual temos soberania até às doze milhas de distância da costa e as duzentas milhas da ZEE, sobre a qual temos soberania económica (os direitos de exploração) então Portugal cresce e muito chegando aos 1.710.000 km² de superfície. Números redondos, o nosso país ocupa o 109º lugar, a nível mundial, em termos de superfície terrestre, mas se pensarmos em Portugal como um todo - o que implica falar da área de jurisdição no mar - então ocupamos a 11º posição. Portugal é, imaginem só, maior que a Índia. Mas não é só; Bem sei que é coisa recente, mas o que dizer deste espontâneo proliferar de catástrofes naturais no nosso jardim à beira-mar plantado? Que me lembre, o nosso país foi sacudido por tornados, tremores de terra, cheias incríveis, frio e tsunami's num curto espaço de tempo. Não há qualquer dúvida, está tudo a mudar. Nós, o Brasil da Europa, estamos, neste exato momento, capazes de competir cara-a-cara com os nossos amigos americanos, indonésios e japoneses relativamente a esta questão. Mas, ainda assim, há mais: O Terrorismo/ETA (prometo não referir o nome de Otelo Saraiva de Carvalho neste texto). Este fenómeno, que é para todos nós uma novidade, teve o dom de catapultar a marca Portugal além-fronteiras - o que só vem enobrecer a nossa posição no mundo. Apesar desta ascensão meteórica temos ainda um longo e sinuoso caminho pela frente. Não creio que se deva proibir o sonho, mas porque é mesquinho semear ilusões, o náufrago - ainda longe de terra - não pode esquecer-se de continuar a nadar. Viva Portugal.

«Temos muita insegurança e emigrantes em França, temos o 13 de Maio... temos queijo e temos paio...» - Manuel João Vieira.

5 comentários:

Wilson disse...

Viva Portugal!

Anônimo disse...

"temos queijo e temos paio..." LOL!

(hj não tenho vontade de fazer grandes comentários)

Kika disse...

"Terrorismo/ETA (prometo não referir o nome de Otelo Saraiva de Carvalho neste texto)"

Ahaha muito atento (quem diria?)!!!

Kaiser Chief Drew disse...

Haja tomates para dizer isso meu malandro! Temos também condições para ombrear com a grécia a luta pela bancarrota. "Temos Fado, não temos Samba, como diria o Sr Barroso, Portugal está de tanga!"

Grenouille disse...

Gosto especialmente que faças o trabalho de casa antes de escrever seja o que for, ao menos quando falas sabes do que falas, não és como muitos que por aí andam que falam de boca cheia... cheia de ar (e poluído).

A maior parte do povo português tem a mania que somos os coitadinhos do mundo, somos pequeninos, somos fraquinhos, somos patatipatatá, com estas opiniões formadas devo dizer que assim não vamos lá! Nem lá, nem a lado nenhum!

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP