Planeta Marte (mistério)

sexta-feira, março 07, 2008

Serve o presente post para elucidar o leitor relativamente ao - em teoria - fenómeno extraterreste mais badalado do momento. É verdade, depois de semanas de controvérsia estou em condições de anunciar (em primeira mão) que está desvendado o segredo!

Não sei se souberam da "estória". Mas segundo consta, um sujeito de nacionalidade japonesa (ainda não identificado) achou que devia usurpar as imagens recolhidas pela sonda spirit - na sua ida a Marte. Arregaçou as mangas (fez abra-cadabra) e colocou um marciano com traços caracteristicamente marcianos (claro está!) na foto.

Uma das ferramentas mais usadas para provar a existência de vida extraterrestre não é o telescópio (desenganem-se os crédulos), mas sim o Photoshop. (link)

O Photoshop não só tem tido mais sucesso entre os crentes dos OVNIs, como é muito mais rápido e eficiente a descobrir homenzinhos verdes.

E se querem verdades absolutas, tomem lá mais uma meus senhores:
Já é actualmente mais fácil encontrar um marciano em Marte do que uma agulha no palheiro. Esta imagem tem um toque especial porque se adapta ao já vasto catálogo de mistérios da treta por desvendar. Já ouviram falar certamente do Big Foot... Uma ampliação do marciano revela uma silhueta muito parecida com a da célebre criatura, reparem: Link (Big Foot) - Link (Marciano)


Esta foto prova que a imaginação e o engenho humanos percorrem grandes distâncias a velocidades infinitamente exageradas – infelizmente, não demonstra a existência de marcianos propriamente ditos. Esta "estória" de ver marcianos não é de agora... mas quando a malta quer de facto ver marcianos não recua perante nada.
Durante muito tempo julgámos ver, numa foto tirada em 1976 pela sonda Viking um rosto (estão recordados?) a chamada Face de Cydonia. As fotos em alta resolução tiradas 20 anos depois revelaram que o "rosto" era apenas uma formação montanhosa e que a ilusão resultava de dois factores:

1- A luz mal dirigida deformou o relevo dando percepções erradas.
2- Fenómeno psicológico conhecido como Pareidolia.

Eu "padeço" de pareidolia. "A Pareidolia é uma ilusão que consiste em reconhecer pessoas ou objectos em estímulos vagos ou caóticos. Quem olhar para as nuvens imaginando formas familiares estará a experimentar um fenómeno típico de Pareidolia."

Só mesmo na Internet é que uma brincadeira destas pode ser levada a sério.. ao ponto de suscitar reacções crédulas e calorosas. Convém frisar que vários sites mostraram a criatura na foto referindo a descoberta de marcianos e sugerindo misteriosas e obscuras conspirações – argumentos habituais desde que uma suposta nave extraterrestre se espatifou em Roswell há muitos muitos anos atrás.

Antes de fechar esta temática - a título de curiosidade - quero mostrar-vos um vídeo que considero extraordinário.
_______________________

Cuidado com os teleféricos.

9 comentários:

Anônimo disse...

Temos de adorar os teoristas da conspiração! Ninguém nos faz rir como eles!

Anônimo disse...

parece o Sócrates XDDD

Anônimo disse...

Eu sempre disse que os marcianos eram "plo" mal!
Parece-me parvo é as pessoas fazerem grandes histórias sobre um planeta qualquer, que mania do ser humano querer companhia, já querem fazer dos marcianos os nossos melhores amigos. Ou piores inimigos mas isso é muito welliano
O vídeo é absolutamente fascinante!
E a frase cuidado com os teleféricos (e com os marcianos) é a cereja no topo do bolo.

Anônimo disse...

Tens um olho clínico!
Onde é que raio foste (des)encantar esta "estória" Ivan?

***

Ivan Mota disse...

Soube da história depois de ler um artigo do Diário de Notícias.

http://dn.sapo.pt/2008/01/24/ciencia/sera_marciano.html

'stracci disse...

Já acabei de ler o livro do GGM. Olha, nem sei que te diga. O livro lê-se muito bem, contudo chegas ao fim sem tirar qualquer tipo de conclusão. Ler a 'Crónica de uma morte anunciada' foi mais ou menos como escavar um enorme buraco e no final encontrar uma caixa vazia.

***

Anônimo disse...

mais uma temática bem agarrada e bem escrita...Parabéns!
o Camacho...já foi!

'stracci disse...

Sério sério. Que livro mais insípido! O meu stor de matemática aconselhou.me a ler o 'Cem anos de solidão', diz que é o melhor. Acho que vou seguir o conselho, para ver se me reconcilio com o senhor.

***

Anônimo disse...

Extra-post:
Desculpe, sei que nada tem que ver com o post mas vim aqui a primeira vez na sequência de uma pesquisa sobre tabaco. Como sei que concorda com uma lei anti-tabaco (digo «com uma» em vez de «com a», porque a esta faltou coragem)só vinha dizer que há na net uma petição a favor da lei. Em www.coppt.pt.

A comunicação social fartou-se de divulgar a petição a favor do fumo nas discotecas mas vai certamente ignorar esta.

Desculpe se lhe desagradou esta descontextualização…

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP