Votação: A (nova) Guerra Fria

domingo, agosto 31, 2008

Preâmbulo

As relações "Moscovo-Ocidente" estão a atravessar a maior crise desde o fim da União Soviética.

Prólogo

Todo o alarido - até há data - proveniente do Cáucaso, é - para mal dos nossos pecados - uma simples e mal disposta briga bairrista. O pior .. ainda está para vir. A disparatada invasão da Ossétia do Sul e a especulação em torno de uma possível incursão pela Abecásia, trouxeram à tona mais dúvidas e perigos para uma.. já frágil segurança internacional.

Fase I - Geórgia.

Ok, vamos admitir que a Geórgia é um país, e não um capricho dos senhores que mandam no mundo, que utilizou o terminus da União Soviética para se afirmar como nação soberana.

Porém desde o início dos anos 90, passadas as vicissitudes militares, o separatismo concedeu independência absoluta a regiões Geo-estratégicas como a Ossétia do Sul e a Abecásia. Criaram-se a posteriori duas regiões de predomínio étnico russo, a viver sob escolta militar de Moscovo, enquanto a Geórgia dia após dia ia perdendo importância.

Fase II - Estados Unidos (NATO)

Entretanto, os Estados Unidos - que exultavam com a queda do império soviético - não se deixaram adormecer à sombra da bananeira e estenderam a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) até à Ucrânia, Polónia e Geórgia num cerco vexatório para o nacionalismo russo.

A invasão dúbia do Iraque assim como o reconhecimento de outro país "faz-de-conta" - o Kosovo - (consultar Guerra do Kosovo) fragilizaram sobremaneira a diplomacia americana e dividiram de certa forma os seus aliados europeus. Conclusão? Bingo! À Rússia, estes factos, serviram de pretexto para mostrar que o «fantasma URSS» havia sido ultrapassado, e que agora eram uma nova potência que.. tal como a Índia e a China, se preparava para alterar completamente as forças políticas/hegemonia a seu favor, que recordo, desde a Segunda Grande Guerra Mundial, pertenciam inteiramente aos Estados Unidos/Aliados.

Fase III - Cáucaso (actual)

O recente reconhecimento da Abecásia e da Ossétia do Sul, pelos Russos, é uma provocação óbvia ao Ocidente, mas é difícil ver diferenças quando comparamos esta situação à humilhação infligida por Moscovo à Geórgia e a que a NATO impôs à Sérvia.

Não se vislumbra de resto, em que possa ser diferente a razão que levou Slobodan Milošević a julgamento d'O Tribunal Penal Internacional (TPI) das razões devem sujeitar o ainda presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, a igual sanção. Porquê?

Porque um (Milošević) foi responsável pelo genocídio do Kosovo, outro (Saakashvili) é responsável pela invasão - e genocídio - da Ossétia do Sul, a que a Rússia pôs cobro.

Indo bem ao âmago da questão, a única diferença entre Milošević e Saakashvili é em relação aos seus inimigos. O primeiro teve a pouca sorte de lhe calhar G.W.Bush e o segundo... Dmitri Medvedev.

Fase IV - O regresso da Guerra Fria

O feitiço virou-se contra o feiticeiro. Os Estados Unidos e os Aliados foram desafiados e humilhados pela Rússia. A guerra-fria .. já começou.

Sem o apoio russo, União Europeia e Estados Unidos, terão certamente menos margem de manobra no que diz respeito aos problemas - não menos graves - do Irão (programa nuclear), Coreia do Norte (programa nuclear), Palestina (colonatos) e Afeganistão (invasão), entre outros, que não têm fim à vista. O mundo é um lugar cada vez menos seguro.. malditos sejam.
_______________________
Cuidado com os teleféricos.

3 comentários:

Ivan Mota disse...

Grande adesão! A maior dos últimos 100 anos. Continuem a votar.

A comandar a contenda estão os conspiradores (eu sou um! o voto .. já não é secreto).

Vamos a eles.

Ivan Mota disse...

Uau! Estou espantado com vocês pessoal. Já é a maior adesão dos últimos 200 anos. Bingo, acho que desta foi em cheio.

Vamos a eles.

Ivan Mota disse...

Está decidido. Farei um texto só para a análise da votação. Isto é bom demais para ser verdade. Eureka!

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP