Portugueses, em pé! Assim é que é!

domingo, outubro 05, 2008

«Portugal está a chegar ao fim da sua História»

Eu tenho uma tese.
Muito se tem indagado a respeito desta frase.
Contudo.. a minha sensibilidade empírica diz-me que Portugal tem salvação!
A exemplo do post que escrevi - faz umas semanas - onde dizia energicamente que iria salvar o mundo.. pois bem, hoje centrar-me-ei numa causa ainda mais nobre - o nosso país.

Quem me conhece - e são bastantes - sabe que recuso patrocinar as ditas crónicas dos “profetas da desgraça” ou da “superstição exagerada” e muito menos da “retórica caluniosa”. Isto para dizer ao leitor que depois de ler este post, recuso ser conotado com qualquer das adjectivações referidas.

Indo rápido e directo ao que interessa, a meu ver - Portugal precisa urgentemente de algo que o recoloque na vanguarda, na linha da frente. Portugal vive órfão deste tipo de histórias. Portugal precisa de aparecer nas grandes "montras" mundiais.
Longe vão os tempos em que a Senhora de Fátima aparecia aqui e ali .. longes vão os tempos em que civilizações inteiras de extraterrestres atravessavam os céus do nosso país, capturando civis e animais ruminantes. Longe vão os tempos em que a ilustre Amália Rodrigues elevava o espírito deste país. Longe vão os tempos - não me canso de o dizer - em que o futebol nos dava alegrias.

Os 3 F's. Futebol, Fado e Fátima. Novamente.

No tempo da ditadura provinciana do Estado Novo, havia uma máxima que - arrisco dizê-lo - perdurará para todo o sempre e que nos distinguiu - na altura do resto do mundo. Portugal era oficialmente o país dos "três efes", do Fado, Futebol e Fátima. A conotação apesar de negativa (era associada ao tradicionalismo exacerbado e à falta de instrução que caracterizava a população portuguesa nessa época) tornou-nos celebres e falados. Hoje em dia orgulhamo-nos do estatuto internacional de Mariza e dos Madredeus, dos feitos do Cristiano Ronaldo e até da nova Catedral de Fátima. Ou seja, o Fado, o Futebol e Fátima estão na moda, não só a nível nacional, mas também internacionalmente...Ora, se é assim, se mesmo os 3 F’s conseguem inovar num mundo crescentemente globalizado, porque não investir mais nestas nossas vantagens comparativas? Pergunto eu.

Vivemos órfãos repito. Precisamos que falem de nós. Ainda não chega.
A minha sugestão é .. acrescentar um "F" a esta trilogia.

"F" de Fenómeno. Dou-vos um exemplo concreto.
A Escócia. O que é que a Escócia tem que a distingue dos outros países? Um Fenómeno, exactamente! Está no Lago Ness (Loch Ness) e chama-se Nessie. Análises, teses, teorias, notícias, especulações, estudos, publicidade, turismo .. é disto que precisamos! Outro exemplo. Área 51, Nevada. Teorias, mitos, profecias, lendas .. é por aqui que devemos tentar investir. Agora dir-me-ão os cépticos: «Ah mas não há fenómenos em Portugal! Muito menos milagres!»

Não existem? Inventam-se! .. «Ah mas isso é charlatanismo!» .. oiçam, não me apedrejem já. É o nosso país que está em causa. Esta tetralogia (FFFF) seria a solução dos nossos problemas.

Pensem nisso.
_______________________
Cuidado com os teleféricos.

3 comentários:

João Paulo Cardoso disse...

Meu caro Ivan, venho agradecer a sua visita ao "Eldorado".

Apareça sempre que será sempre muito bem recebido.
Temos um bom sortido de croquetes e strippers à disposição dos mais indefectíveis.

Concordo com a teoria dos 4 F's mas não estou, sinceramente, à espera de fenómenos.

Acho mais provável que ao Fado,Futebol e Fátima se junte um grande "F...-se", porque andamos todos pelos cabelos.

Um abraço.

Nádia Paiva disse...

Como sempre o nosso caro Ivan tem a solução.
Concordo 100% com a adição do Fenómeno aos 3 F's.
Mas se calhar também faziamos uma pentalogia e adicionavamos também o F...-se até porque soa bem a seguir a um bom Fenómeno.

Anônimo disse...

Concordo com o F...-se!
Muito bem!
Gostei do texto. Por momentos pensei que era um texto... sério.
see you!

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP