O Tomate

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

«Menino Rui, diga-me lá então: O que é para si um tomate? Terei ouvido bem...? Está a dizer-me que não sabe o que é um tomate? Olhe, sabe que mais? Não estou para brincadeiras. Saia da sala. Tem falta disciplinar! Toca a andar que eu tenho mais que fazer, irra!»

Objecção, meritíssimo! Há ilicitude processual nesta história toda e um claro interesse de vontades. É condenável, do ponto de vista jurídico, a malquerença e a arrogância de que é vítima o meu cliente Tomate. Apelo ao seu bom senso meritíssimo, o recurso interposto pelo meu cliente pretende única e exclusivamente trazer a verdade à tona. Provados os factos, considero o réu culpado pelo crime de difamação, ocultação e quebra de sigilo profissional. O réu é deste modo acusado a 50 anos de prisão. O juiz decidiu, está decidido! É, por agora, utópico pensar desta forma. Mas um dia, palavra d'honra, as coisas vão mudar. O Tomate - é inegável - carrega às costas um legado, uma dádiva pecaminosa. Um fardo demasiado pesado. Primeiro que tudo é erradamente tido como um legume. Dá para compreender isto? O Tomate é um fruto, sempre foi e sempre o será. Depois, em segundo lugar, a conotação estandardizada de que o(s) tomate(s) é/são «aquilo». Aquilo que vocês estão a pensar. E por último, o infame hábito do ser humano conspurcar o real valor nutritivo e vitamínico do alimento. E sabem que mais? Somos todos, sem excepção, culpados por isto e devíamos ir presos para aprendermos o que é bom para a tosse. Raramente me emprego a fundo na defesa do oprimido, raramente me disfarço de Amélie Poulain, mas desta vez transbordou. Seus estafermos!
______________________
Cuidado com os Teleféricos.

46 comentários:

Castiel disse...

Espero muito sinceramente que essa história não seja veridica lol. *

Anônimo disse...

Ainda te faltou falar daqueles gajos que quando correm ficam "mais vermelhos que um tomate". Mais uma vez o tomate .. pobre rapaz. hahah

Unknown disse...

lol sempre original!

babbartyofvsky disse...

eu cá gosto de comer tomate a dentada.

Celinha 007 =) disse...

Porque eu hoje penso seriamente em ficar deprimida em prol da frustração do tomate. :P LOL

Anônimo disse...

ihihih, eu não gosto de tomates... também vou presa?

Celinha 007 =) disse...

entao e como podemos contactar com o defensor dos tomates? :P se n ha nnh mail ou hi5 disponivel? :P temos que ver isso :P *

Celinha 007 =) disse...

lolol entao tens k m dar o teu contacto. É que temos que preparar as coisas para a festa do tomate em portugal :P *

Anônimo disse...

Bem puxado o assunto e para todos os leigos deste mundo que dizem que o tomate é um legume estão redondamente enganados porque é o fruto do tomateiro :P

Miss Glitering disse...

Ai o Tomate, o Tomate...

Tiago disse...

Eva não mordeu um tomate...

abraço!

Anônimo disse...

Ui... se cada pessoa começasse a ser presa por difamar o Sr. Tomate era desta que os Nortenhos entravam em extinção. - peço desculpa se a minha observação poderá ter causado alguns danos.

Sandra disse...

no meu estado de rabugice aguda, nunca me teria passado pela cabeça desatar a rir ao ler um post cujo título é: "O Tomate" .. Hum, obrigado *

Anônimo disse...

Visto que os tomates levam menos tempo a amadurecer e é possível conservar as suas sementes, o que não acontece com o macho nortenho, suponho que será mais justo uma pena mais leve...

E claro, porque as nortenhas tem as suas necessidades, as quais, não deveram ser prejudicadas.

Aubergine. disse...

"Protejam os tomates!"
(slogan de uma campanha pró-tomate .

Aubergine *

Uena disse...

Só gosto de tomates em bifanas.
Dá outra alegria ao pão com bife!

Cat disse...

Tendo em conta o teu comentário... uma pessoa já não pode mostrar um bocadinho da futilidade que lhe é permitida!!! É logo atacada!!!

(IndignaDÍSSIMA)
:D

*Melancia* disse...

Olá Ivan!
Devo dizer que dei uma vista de olhos no teu blog e achei deveras interessante... Para acompanhar :)
Continua assim, e sempre a pensar positivo ! :D

Também devo dizer que adoro tomate e condeno quem não gosta xD lol

beijos*

U disse...

Tomates sofreeeeeeeeeeeem! :P
Mas eu gosto deles (a) pahahah.
Adoro vir aqui ler os teus post's maaaaan! *

Anônimo disse...

porque é k raio toda a gente tem a mania k são escritores??? calem-se lá com os blogs ridiculos

Zita disse...

Pobres tomates. Eu nem os como por causa das tosses =P

Mis uma que "tem a mania que é escritora",
Maria

Wilson disse...

Tomates, pepinos, bananas e até cenouras. Bastam ser compridos ou esféricos para as pessoas começarem a imaginar.

MENTES POLUÍDAS! xD

[Eu também tenho a mania que sou escritor e pelos vistos também tenho um blog ridículo]

Anônimo disse...

pelos vistos parece k tens...
dediquem-se mas é à pesca...

Joana Ferrao disse...

I Like Tomates!

tenho dito...

Cressélia disse...

Estou definitivamente do lado do tomate. O tomate é inocente e é mais do que um tomate.

'stracci disse...

Eu cá já encontrei o Tomate da minha vida. xD

[É suposto agora juntarmo.nos todos e chorarmos copiosamente, porque temos blogues ridículos?!]

Anônimo disse...

aqui o Tomate sou eu, pá! x)

ah pois é! lool


TC

ritinha disse...

Obrigada pelo teu comentário :D
Gostei imenso do teu genero do blogger assim como daquilo q escreves-te :))
[apesar de n ter ligo o blog todo =$]

beijinhos *

Anônimo disse...

ñ, é suposto xorarem pk têm uma vida ridicula mm...

Anônimo disse...

ñ, é suposto xorarem pk têm uma vida ridicula mm...

U disse...

Tenho um «prémio» para ti no meu blog. :)

Ivan Mota disse...

Ó artista, não sei quem tu és - também não quero saber - mas digo-te uma coisa: não vais fazer do meu blogue uma tertúlia onde se regurgita prosa estapafúrdia. Não vais voltar a fazê-lo. Ponto. Se tens alguma coisa a dizer.. dizes-me a mim. Estamos entendidos? Se não gostas do que aqui está escrito, estás no teu perfeito direito, critica-me, ajuda-me a melhorar ou vai-te embora e não voltes cá. Se o teu objectivo é insultar.. lamento, estás a perder o teu tempo. Sugiro que faças tu mesmo um blogue, se não tiveres ainda, e me mostres a mim o que és capaz de fazer. Estou curioso confesso "grande mestre".

Passar bem.

U disse...

Não tens que agradecer, olha que não sou a única a ter esta opinião :p
E nao ligues a esses estapafúrdios! x)

Beijinho *

Sandra disse...

Ivan tens um desafio no meu blogue :)

Ps. nao ligues aos comentários anónimos :) beijinhos

David Pimenta disse...

Ri-me depois de ter lido. Minutos depois, deu para pensar sinceramente :)
um bom texto.

S. disse...

LOl A complicação que um tomate causa!

Jroc disse...

Loool...grande o tomate :)* o texto está bastante engraçado, parabéns! E não ligues àquelas pessoas que têm a mania que são escritores para estarem aí a criticar os outros a torto e a direito, mas nem a palavra "chorarem" sabem escrever :P!

Hei-de ler mais coisas do teu blog, por esta primeira impressão, deu para ver que vou gostar :)*

Anônimo disse...

Olha! Mudou a foto.. e está com cara de tomate :O

Joana M. disse...

atento imenso nos teus posts e gosto sempre tanto, tanto!
a originalidade em cada palavra surpreende-me e tinha de comentar :p

Anônimo disse...

olha tem a mania, k é mau e k usa palavras caras... olha amigo aki é a administração do blog, vou-m divertir a eliminar blogs... a começar pelo teu

Anônimo disse...

Não tenho nada com isto mas, gostaria de deixar aqui algo que se pode aplicar a todos os anónimos.

Como ainda estamos no reino do disparate e não no das ofensas poderia responder às diatribes do senhor "anônimo" com palavras em vez de bengaladas. Não o faria com a finalidade de lhe iluminar o bestunto, que já vi que é duro, mas para proveito de leitores menos esclarecidos, bombardeados que são por papagaios que bolçam sobre o que não sabem.
A mim parece-me, pelo que escreve e como escreve, o senhor "anônimo" não é mais que uma esfera: não tem ponta por onde se lhe pegue!
E, como tal, se fosse uma esfera crescidinha ainda poderia ser responsável, assim...
Vou ficar por aqui. Assume-te palerma!

Bons textos Ivan.
Parabéns!... e desculpa meter-me onde não sou chamado mas não gosto de gente parva.

Li disse...

Tens toda a razão...o tomate é um fruto muito nutritivo e que faz uma óptima salada no verão...;)...é preciso cuidado com o ácido, para quem tem tendência ao aumento do ácido úrico, mas isto já é a minha veia profissional a falar...:P

bjitos

Unknown disse...

Comentários anónimos?
É mesmo de um homem sem tomates x)
;) Beijo

Ivan Mota disse...

Obrigado Pai, obrigado a todos.

Filipa disse...

Eu já estava À espera de encontrar aqui um texto sobre tomates, é que tinah que ser

hahah

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP