A Ideologia

quinta-feira, dezembro 24, 2009

«O mundo não é estático e o status quo não é sagrado. Mas não podemos permitir a sua alteração [...] por métodos coercivos..» - Harry Truman

O pós segunda guerra mundial teve, acima de tudo, um pendor antagónico. Transformadas em superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética, procuraram estender as suas áreas de influência e assumiram uma rivalidade declarada. Para dizer a verdade, mais do que as ambições geoestratégicas dos dois países, confrontaram-se duas ideologias e duas formas de vida opostas: de um lado o modelo capitalista , do outro o modelo socialista. Ao folhear o livro "O Humor de Misha", de A.E.Prieto, que trata este assunto, lembro-me de ter lido uma anedota muito popular na época que explica tintim por tintim toda esta história (e que, deixem-me que vos diga, acho deliciosa):

A situação é relativamente simples de explicar. Estão dois miúdos, um de cada lado do muro, a conversar. A criança do lado ocidental - habituada a um sem número de comodidades - mete a mão na ferida dizendo: "Eu tenho uma banana! Eu tenho uma banana!". A criança do lado oriental atordoada e sem saber o que responder foge. Chegado a casa pergunta ao pai: "Pai! Está ali um miúdo no lado ocidental a dizer que tem uma banana.". O pai, consciente da situação, responde: "Opá, diz-lhe que tens o socialismo.". No dia seguinte, à mesma hora, as duas crianças voltam a encontrar-se. A criança do lado ocidental, com um sorriso de orelha a orelha, provoca: "Eu tenho uma banana! Eu tenho uma banana!". Preparada, a criança do lado oriental, replica: "E eu tenho o socialismo! E eu tenho o socialismo!". Sem saber do que lhe estão a falar, a criança ocidental tenta salvar a honra: "E eu também vou ter! E eu também vou ter!". Eis que o miúdo do lado oriental responde: "E ficas sem a banana! E ficas sem a banana!".
_______________________
Cuidado com os teleféricos.

6 comentários:

Grenouille disse...

Eu conheço a anedota :D
anedotas à parte, é uma figura triste!

Lady Me disse...

Muito bom!
Pois é! Faz todo o sentido.

Anônimo disse...

Posso sugerir um tema?

E que tal Copenhaga?? xD

Anônimo disse...

P.s. a não ser que já tenhas escrito algum sobre isso e eu não tenha visto :S

AL disse...

outra sugestão, q de resto já afloraste,Ivan: o clube Bilderberg - escrevi umas qtas opiniões, mas confesso q ñ estou informada por aí além.
só que o tema interessa-me /-nos cada vez mais, e tu és um escritor brilhante, informado e lúcido!

bjis, bom 2010!!

aqui, se te apetecer ler:

http://o-vento-que-passa.blogspot.com/2009/12/o-club-de-bilderberg-ou-de-como-somos.html

L. ♥ disse...

Gostei do teu blog.

Bom ano novo.*

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP