Yakutsk, Oimyakon...Il fait froid (#1)

terça-feira, abril 08, 2008

Yakutsk, cidade siberiana com uma população de 800.000 habitantes, é o agregado populacional submetido a temperaturas mais baixas do planeta.
Temperaturas de -50ºC são consideradas "normalíssimas" por lá. Quem diria...

A imagem da esquerda foi tirada em Dezembro passado e mostra um grupo de mulheres à espera de transporte sob um gelado nevoeiro de -40 ºC.



Esta imagem foi tirada em 9 de Janeiro deste ano e mostra a Praça Lenin. A temperatura era então da ordem dos -46ºC. Mas a história não acaba aqui...



Se Yakutsk é a cidade mais fria do mundo, Oimyakon/Oymyakon (população 800) bate todos os records de local (temporariamente habitado) mais frio. As temperaturas nesta pequena aldeia que fica deserta nos invernos rigorosos, atingem valores de −71.2°C. Chiça penico!



Um aparte: Isto é tudo lindo e quentinho mas...o record absoluto de temperatura minima registada no nosso planeta data de 21/07/1983, na Antártida (Estação de Vostok). Uns impressionantes -89,2ºC.
__________________________________
Cuidado com os teleféricos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

congelavam os teleféricos? xD

Anônimo disse...

Se vocês acham que a temperatura mais baixa do planeta foi de -89,2 na Antártida, no cume do Everest deve ser pior...

Ivan Mota disse...

Pois não possuo essa informação mas acredito que as temperaturas possam ter descido ainda mais.

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP