A lição do bom Samaritano

sábado, novembro 08, 2008

«[...] aquela pessoa é isto e aquilo.. mas sobretudo prezo-a porque tem uma grande humildade.»

Se há coisas que me inquietam no comportamento dos cidadãos, a pior de todas, é a humildade. Eu não sei se existe este termo no dicionário - deixem cá ver.. - existe pois e diz isto: humilde, adj, modesto, simples, medíocre, acatador, inferior, obediente, submisso. Ora essa.. embora exista alguma coisa que se aproveite desta definição, a verdade é que o humilde é mais do que isto. E assim, apraz-me dizer que a humildade é como um grande vírus. Está em todo o lado. O humilde pratica o bem. É um bom samaritano que combate o mal.

Eu não gosto de pessoas humildes. Na verdade para um humilde, de gema, o ter não é fundamental, é preciso que o outro também tenha e a dobrar. Vendo bem as coisas, é justo considerar que o amor-próprio comparado com a humildade é como um idoso que depois do almoço não vai jogar dominó, para o parque, com os amigos. É cada vez mais raro. A vaidade - chamemos-lhe assim - caiu em desgraça, precisamente por isto, porque se convencionou dizer que a humildade é destinada aos bons e a vaidade aos maus, e isso não é de todo líquido. Embora muitas pessoas me queiram convencer do contrário (e está aqui ao lado uma a tentar convencer-me disso agora - "já disse que não, bolas!") a verdade é que conheço bons vaidosos e nem um humilde que se preze. É que nem um, o que só vem reforçar a minha tese.

Os bons egocêntricos, portadores do S.P.I (síndroma do peito inchado), são pessoas com um grande amor-próprio inexistente nos humildes. Os bons egocêntricos orgulham-se dos seus feitos e não relegam para terceiros o(s) seu(s) êxito(s). Dou-vos um exemplo. "Foi um bom jogo, marquei 7 golos, mas sem a minha equipa.. nunca teria conseguido fazer o que fiz". Não! Está errado. Ele marcou 7 golos porque treinou muito e teve capacidade de decidir nos momentos certos. Outro exemplo. "Ganhei a corrida, mas sem este público fantástico e entusiasta nunca lá teria chegado. Obrigado a todos!". Errado outra vez. O atleta ganhou a corrida porque treinou e foi mais rápido que os outros. Percebem agora?

Aviso: O fermento em pó é só para dar estética.
_______________________
Cuidado com os teleféricos.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Ivan não é assim! :)

Ivan Mota disse...

Segue a errata no post seguinte.

Tatiana disse...

Ivan estou admirada com o teu blog, mt bem, caso fiques famoso por algum motivo diz k eu caso-me contigo....

Ivan Mota disse...

Com todo o gosto tatiana!

Ivan Mota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP