O Intelectual

domingo, fevereiro 08, 2009

«Mãeeeeee! Ó mãe.. anda cá. Estás m'ouvir? O qu'é que é um intelectual? Que doença é essa que deixa as pessoas cegas, rabugentas e com os cabelos em pé?»

Mandasse eu nisto, senhores leitores, e esta história dos intelectuais dava uma grande volta. Todos os que me conhecem, e são alguns, sabem que sou um fervoroso contestatário desta espécie de entidade secreta; o que talvez não saibam é que dediquei os últimos cinco anos da minha vida a estudá-la. Segundo rezam as crónicas, há muito muito tempo, numa galáxia distante, este grupo nasceu sob a égide da cultura e do conhecimento. Com seis cérebros, óculos e uma pilha de livros, estes indivíduos, almejavam conquistar o planeta Terra e escravizar os seus habitantes. Pregadores natos, os intelectuais, conseguiram doutrinar tudo e todos sem excepção. Mil anos mais tarde, depois de seguirem viagem para outro planeta - a herança destes indivíduos permanece e deixou marcas profundas na nossa sociedade. Porque raio achamos que os óculos, tal como os conhecemos, nos tornam, tipo sortilégio, mais inteligentes? Será porque as pessoas passaram demasiado tempo a ler, estudar e pesquisar o que consequentemente originou a explosão dos globos oculares? Querem-me convencer que é por isso que precisam d'óculos? Estamos a falar de um aparelho correctivo, atenção. Quando vemos alguém com um aparelho auditivo não pensamos: Olha ali aquele senhor! Que génio, que cultura, que talento! Tenho a certeza que ouviu muita coisa importante. Não!! Ele é mesmo surdo, garanto-vos.
_______________________
Porque Seinfeld is Life.

26 comentários:

Anônimo disse...

"passaram demasiado tempo a ler, estudar e pesquisar o que consequentemente originou a explosão dos globos oculares?"

ou então a jogar computador durante horas intermináveis e a ver o Dragon Ball a dois palmos do ecrãn televisivo xD (tenho exemplos)... ou quem sabe, nasceram com problemas de visão.

Estava decidido em mandar a tua tese por terra abaixo, mas... na realidade, eu acabo por concordar contigo.. Quando se vê alguém de óculos, geralmente tem.se o costume de pensar ( que pessoa inteligente, sábia, aplicada, ou outros adjectivos qualificativos que gostem....)

Mas no que toca aos aparelhos auditivos... Deveria de acontecer o mesmo!!! Afinal de contas é como tu o dizes, são ambos aparelhos correctores!!

Portanto, para finalizar o meu comentário só tenho uma palavra que assenta que nem uma luva: DISCRIMINAÇÃO! XD

Um abraço, TC.

V disse...

Aplaudo, de pé!

'stracciatella disse...

Não percebo porque é que não aplicam também esse estereótipo às pessoas mais gordas. Não vêem que elas são assim porque passam o dia tão ocupado a estudar e a desenvolver teorias geniais que nem têm tempo de cozinhar e, por isso, têm de comer sempre pizzas ou hamburgers encomendados por telefone? Não vêem que as coitadas mal têm tempo para ir à casa de banho, quanto mais para irem fazer jogging?

***

baby piggy disse...

Uma tese interessante! E não, não é conspiração, foi uma coisa do momento ahahah xD

coisas minhas disse...

.. eu uso oculos.. e n por passar hrs a ler e a estudar..

vem de familia :p generacao..

boa ideia :D

Sandra disse...

eu uso óculos pro pc e pra tv, e não me considero nenhuma intelectual :p.. LOL. *

Ritz B' disse...

Epa, nao generalizemos Ivan, nem todos são assim x)

beijinhoo da testa*

P. disse...

´Muito obrigada . x'D

Aubergine. disse...

Eu já fui uma pessoa inteligente, sábia, dotada de um Q.I. superior, mas depois o oftalmologista disse-me que podia passar a usar óculos só quando estivesse a ler, no computador ou a ver televisão e a minha inteligência neste momento é momentânea, o resto do dia em que não tenho o objecto sobre os nariz e as orelhas limito-me a ser normal.

AHAH, vivam os «labels»

Aubergine *

Anônimo disse...

Apesar de contestatário, não há volta a dar....por aquilo que li por aqui... és mesmo um INTELECTUAL !Anag.

Wilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilson disse...

Do 5º ao 9º ano era raro não ter um 5 na pauta.

No secundário já aconteceu continuar a tirar cincos... :O

Se calhar já não sou inteligente porque não uso óculos xD

Wilson disse...

Já é a segunda vez que me engano --'

*No secundário já aconteceu tirar cincos.

Opá, estes enganos devem-se à falta de óculos :P

pinguim disse...

que texto belíssimo, e comico por sinal :)

Aubergine. disse...

Eu vou destroná-lo :D

luciana disse...

muitos esteriótipos!muitos rótulos que destroem a criatividade,a beleza...
adorei!
tu escreves demasiadamente bem!

Celinha 007 =) disse...

hoje já fikei mais culta lol :P * obrigado ivan! LOL

Cressélia disse...

E os aparelhos nos dentes, servem?

PS Obrigada pelo comentário no meu blog, eu não mereço tanto :)

JOY disse...

Intelectual é um rótulo que determinadas pessoas gostam de transportar e que, pensam eles lhes dá uma autoridade e estatuto só ao alcanse de meia dúzia de iluminados como eles. Os verdadeiros inteléctuais são pessoas discretas e dão um contributo importante á sociadade,outros há que fazem questão de serem reconhecidos como tal, mas bem vistas as coisas, pouco mais fazem do que passear o rótulo.

Um abraço
Joy

ลndreia disse...

Que grande comparações! Um novo ponto de vista, sem dúvida! *

disse...

LOL, tá assim qualquer coisa de super engraçado; concordo com a Sandra, também uso óculos para e nas mesmas situações e não me considero nenhuma intelectual, inteligente sim, mas pouco :p

-Leonor Pinto disse...

Obrigado pelo comentário.. =D

haha xD.. eu não uso oculos nem pertendo usar tao cedo.. ^^
mas axo qe não é por usar oculos qe uma pessoa é intelectual.. MG.. as vezes os qe nao usam sao piores... haha

beijo

pac disse...

talvez os que nasceram com problemas visuais quizeram ser "superações em pessoas" e passaram a ler estudar muito mais abundantemente além do que os normais e se tornaram esses esteriotipados. Mais um dos grupos que nós já nascemos com um pré-conceito.
Que hábito não?
Infelizes os que tem aparelho auditivo pq diferente dos ceguinhos nós logo pensamos... "Puxa tadinhoné? ele deve sofer muito mesmo hein!"

Sugarcube ♥ disse...

E eu vejo mesmo mal, pronto não assim tão mal, mas vejo mal. Por isso uso óculos. Bem, comecei a usá-los ainda antes de igressar na primária, portanto não deve ter sido de certeza por ser um génio. Na altura mal sabia escrever o meu nome e se o sabia foi graças à minha maezinha que me ajudava a fazer uns rabiscos parecidos com as letras. Os óculos, além de ajudarem a melhorar a visão, são um acessório que pessoalmente aprecio e não vejo muito de intelectual neles.

Gostei *

Castiel disse...

A intelectualidade é um mito, nomeadamente a visão típica do senhor com blazer, sentado no bar a discutir as poéticas de Todorov e Roland Barthes a fumar a valente da cigarrilha e a beber um whiskey malte. Bimbos! lol *

FrED disse...

lol muito bom o texto ahah. Eu uso óculos mas nem a todas as pessoas dão um ar intelectual não basta só usar óculos também existem outros factores externos e visíveis que por uma ou por outra razão te fazem parecer mais culto(as vezes é só mesmo por fora porque de culto não teem nada).
Mas por exemplo agora já há uma variedade de óculos tão grandes que às vezes passa a ser moda e por que me fica bem e a fazer parte do teu rosto e já não te imaginas sem eles. No fundo é só uma aparelho correctivo como tu dizes xD. é tal e qual como a questão paralela do aparelho nos dentes.

Abraço

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP