O Voo

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

«Crrrrr! Daqui fala o vosso Capitão Guilherme Bernardes! Informo todos os ocupantes que acabámos de perder o motor de estibordo e estamos a perder altitude. Peço que se mantenham calmos. Façam o favor de colocar os respectivos cintos de segurança e seguir as instruções da tripulação. E agora... rezemos: Avé Maria, cheia de graça, ...»

Não há como escamotear ou contornar a realidade. Estudos recentes sugerem que 36% da população mundial tem medo de voar. Uma ignomínia dizem eles, um axioma digo eu. É preciso encarar os factos. Sejamos realistas, não há argumentos, teses, nada de palpável que lhes possa ser apontado; o Homem não pode voar e ponto final. O Homo, enquanto espécie, não foi programado para voar. Os Humanos têm medo de voar, da mesma maneira que os peixes têm medo de ir ao Espaço. Não foram concebidos para tal. Quando falo em medo, não me estou a referir ao medo do tempo de Salazar, do medo da agressão, perseguição e da tortura - mas do medo emocional e experimentado. Todos já ouvimos falar do fim trágico de Ícaro e das suas asinhas. Todos temos conhecimento de histórias que envolvem quedas com aviões. Todos temos consciência dos riscos que corremos quando andamos no ar. Todos já ouvimos expressões como: O pão cai sempre com a manteiga para baixo! ou Quanto maior a subida.. maior a queda! Todos temos noção que ao entrar num avião estamos a entregar as nossas vidas nas mãos de dois pilotos que não conhecemos de lado nenhum. É por isso que, novamente, me emprego na luta do oprimido e digo: basta! Estou solidário com todos os aerodromofóbicos deste planeta. Eu sou só um humano. Não é suposto estar aqui! Isto vai correr maaaal!
_______________________
Cuidado com os Teleféricos.

31 comentários:

Seasoing disse...

Epá isto agora não sei bem, se as pessoas não enfrentarem os seus medos nunca conseguiram superar-se a si mesmas, e o ser humano tem capacidades ainda desconhecidas, eu digo a todos que têm medo de voar para voar, acreditem, a sensação é melhor de quem não tem medo, e acabaram por perder esse medo.
Eu falo por expriencia propria, pois eu tinha vertigens (e ainda tenho um pouquinho) mas quê, deixar de fazer escalada nos escuteiros, deixar de fazer slide, rappel, todas aquelas actividades radicais e que nos enchem o corpo de adrenalina? Não deixava as vertigens no chão e dizia por esperarem por mim, pois eu ia voltar, e aproveitava ao maximo enquanto elas esperavam por mim.
E uma pessoa que viva com medo é uma pessoa oprimida por ela propria.

Por isso eu digo a todas as pessoas com medo:
Enfrentem os vossos medos e vão ver tanta adrenalina nos vossos corpos, e que no fim sabem bem saber que nos superamos.

Eli disse...

A minha mãe morre de medo de andar de avião. Imagina só que chegou a vir do Luxemburgo para Portugal de autocarro sabendo que tinha um bilhete de avião pago. E conseguiu incutir-me a mim também o medo até eu andar a primeira vez de avião. Agora, após umas 4 viagens de avião é me completamente indiferente. Afirmo ainda que tenho mais medo de andar de carro com determinadas pessoas do que andar de avião.
Quanto à mota, tens de experimentar. És das melhores sensações, para quem gosta é claro. Ainda ontem caí e tenho o joelho todo negro, mas a paixão que tenho fala mais alto. :)
Beijinho

Sandra disse...

exacto, nem mais. enfim.

ora, tens mesmo que ver :D aposto como não és o único xD LOL.
Mas depois então diz-me o que é que achaste do filme :)

beijinho

Castiel disse...

Eu vou andar de avião pela primeira vez esta 6ª feira e tou a cagar-me de medo.

Ritz B' disse...

"Os Humanos têm medo de voar, da mesma maneira que os peixes têm medo de ir ao Espaço."

ahah muito bom :D

beijinhoo*

TheWriter disse...

pois, estou completamente de acordo.
=D
BjinhOz***

Catarina disse...

"Quanto maior a subida.. maior a queda!"

daí os capacetes !

U disse...

Eu já andei muitas vezes de avião, mas nos últimos tempos tem-me rodeado um medinho, tem.. Mas, as viagens são sempre mais fortes e pronto :p lá vou eu xD *

a miúda dos 19 disse...

tu és estranho.....
não a sério...tu és muito estranho!!! xD

mas ainda bem!!
caso não o fosses não terias escrito tal post de caracteristicas tão peculiares!!!

andas com uma imaginação digna de nota rapazinho!!

Li disse...

Eu não tenho medo de andar de avião...posso sentir uma certa apreensão quando entro num por pensar nos acidentes, mas nós entramos todos os dias em carros e a quantidade de acidentes de carro que ocorrem é muito maior. Por isso, e apesar de eu entender o que dizes, pelo facto de não termos sido feitos para voar, não tenho medo de andar de avião. Aliás até gosto muito. :)

bjitos

Zita disse...

Eu gosto de voar. Ou gostaria de poder voar. Os aviões sim, são demasiado assustadores. Mas dava tudo para poder voar por mim, com asas minhas, sem hospodeiras antipáticas e medidas de segurança. Olhar as cidades de cima, sentir o vento a soprar-me por aí. É um grande cliché, verdade seja dita. Mas tenho mesmo essa vontade.

Mintolita*

Ana Paula Motta disse...

Eu sou medrosa. Só voo em sonhos e mesmo neles tenho medo, há sempre um friozinho na barriga, uma sensação estranha.

Wilson disse...

Eu gosto de ter os pés bem assentes na terra.

Andei de avião apenas uma vez e na altura não senti medo (era um "crianço"). Agora não sei se arriscava :P

Jroc disse...

Há mesmo imensa gente que tem muito medo de voar. A última vez que andei de avião, fui ao lado de uma senhora que passou a viagem a dizer: "deixem-me rezar a Deus nosso Senhor para que nos proteja a todos". Ela repetiu isto não sei quantas vezes :P!

Quanto ao teu comentário...nem eu pensei alguma vez dizer que gostava assim tanto de física, principalmente com aquilo que ando a dar! Mas ainda bem, assim fico motivada para estudar :P*

ritinha disse...

eu gosto de voar =$
Gosto da sensação de lá estar em cima.. gosto de olhar peloa janela e ver as nuvens.. acho q sinto paz =$

beijinhos *

Alexandra disse...

Mas assim do que é feito daquela adernalina? :p
Bem, acho que cada um tem a sua opinião, uns preferem ter os pés bem acentes na terra, eu nem por isso :D

Gostei do texto :')
Beijinho *

AL disse...

uma vez disse a uma amiga q tinha pavor de voar - pavor mesmo, daquele tipo q a punha doente uma semana antes da viagem: "tens medo porquê? o pior q te pode acontecer é morrer."
nem mais. pela minha parte, gosto de esconjurar todos os medos. nos aviões, a única coisa q me incomoda é ñ poder fumar (no me llamo sócrates..). de resto, quase mal me sento, adormeço. e gosto.

bjis,
al

- a m/ amiga acabou por morrer na cama, dp de uma doença prolongada, dolorosa, horrível .. mil vezes um avião q se despenhe sem apelo.

Unknown disse...

eu sou uma aerodromofóbica! medo, muito medo *

Unknown disse...

eu sou uma aerodromofóbica! medo, muito medo *

pinguim disse...

não tenho medo de voar, acho lindo :) *

maria miguel disse...

eu já andei bastantes vezes de avião e adorei cada uma delas.
beijinho

izzie disse...

Eu até que gosto... e então se a viagemzinha for pa Londres... upa upa!
Venha a maluqueira e os pilotos desconhecidos I say! ;)
***

Cressélia disse...

Eu tenho medo de andar de avião, se puder ir de carro, de comboio, de barco ou mesmo a nado prefiro. Não deixo de voar, mas rezo sempre para que os homens da gasolina sejam bem pagos, que os das rodas tenham tomado um bom pequeno-almoço, que os dos motores não se tenham chateado com as mulheres e que os pilotos não fumem ganzas no cockpit. Coisas...

David Arroz disse...

É isso mesmo!Tenho um medo de andar de avião que até se torna cómico para os outros.Por mais viagens que faça, nunca me irei conseguir habituar a esta situação.Podem chamar-lhe o transporte mais seguro do mundo, mas que cai...ai isso cai....
Abraço!

Aubergine. disse...

Mais um dos optimos posts *

Pessoalmente as últimas notícias de quedas de aviões não me têm inspirado muita confiança no bilhete que está guardado no escritório, mas entretanto já posso dizer se sou aerodromofóbica ou não .

Aubergine *

Flor disse...

Lol

eu acho que não sou um bom exemplo!!

Adoro andar de avião, mas tenho medo de conduzir um carro e por isso ainda não tirei a carta!!!!

É um bocadinho vergonhoso dizer isto mas é a verdade!!

=X


=D


beijoca*

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Ótimo texto! Ótimo blog! Uma criatividade sem limites! (rsrsrs) Parabéns!

Abração.

Pedro Antônio - A TORRE MÁGICA - www.atorremagica.blogspot.com

Miss Glitering disse...

Olá Perigoso!

Tens um prémio no meu blogue. :)

Beijinhos

Uena disse...

Hummm...

Filipa disse...

É verdade, mas não é assim tão mau acredita!

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP