Os Pauzinhos

terça-feira, fevereiro 03, 2009

«Já tenho tudo marcado! Chegamos dia 20, ficamos no Hotel Regent Beijing e até te digo mais; Temos excursões marcadas para a Muralha da China, Templo do Céu, Shaolin e claro Tian'anmen.»

Ao contrário do que muito boa gente pensa, os chineses são.. nada mais nada menos que chineses. Desenganem-se aqueles que os vêem como inúteis, parasitas, anões, terceiro-mundistas ou traficantes de órgãos; Não sabemos nada da China, nem dos chineses, convençam-se disso. Quando nos referimos à China, e mais concretamente aos chineses, lembramo-nos sempre dos restaurantes fechados pela ASAE, das lojas dos trezentos que vendem produtos contrafeitos e da gastronomia exótica deste povo. Mas a China é muito mais que isto. Sabem o que mais admiro naquele povo? É que não abandonam os pauzinhos (Hashi). Tenho a certeza que, por esta altura, já conhecem o garfo, a colher mas ... está bom assim, nós preferimos os pauzinhos. Dá sabor à comida! Trabalhadores, respeitosos, afáveis, curiosos, os chineses têm procurado uma aproximação gradual ao Ocidente. É evidente que querem saber mais coisas sobre nós. Nós, porém, permanecemos inflexíveis e não queremos saber nada sobre os chineses. Este impasse, esta faca de dois legumes, como diria Jaime Pacheco, tem consequências danosas para ambos os lados da barricada. Entretanto, proponho eu, porque não começar por estudar a história da China? Porque não dar o benefício da dúvida e procurar reestruturar a ideia que temos, acabar com o estereótipo...
_____________________
Um Teleférico Perigoso.

12 comentários:

Seasoing disse...

Eu sou um pouco anti-chineses, não é que me dê mal com eles, mas na minha opinião vieram deita um pouco abaixo a nossa economia, está bem que a culpa não é bem deles, é mais do nosso maravilhoso governo, se reparares bem, na minha zona (Caldas da Rainha) muitas lojas de faianças têm fechado por causa deles, mas eu também os admiro, pois eles, por nada deste mundo largam as tradições antigas que têm

Aubergine. disse...

A China fascina-me , não concordo muito com os regimes ditatoriaias deles, mas não tenho nada a ver com isso . E o facto de não deixarem que os traços da sua cultura se suprimam no tempo e no mundo faz-me admirá-los ...

**

p.s: A História da China estuda-se... Pelo menos um bocadinho, História A, 12º ano
(Sim, isto é o resultado do sono profundo pelo qual S. Pedro está a passar, deve estar a fazer uma cura de sono ou assim)

Aubergine. disse...

Ao tempo que ele tá a domir para a vida, aposto mais na acupuntura, a massagem é uma coisa mais rápida, ele deve estar num retiro qualquer a fazer um tratamento intensivo com agulhas, por favor que seja rápido a acabá-lo , já não aguento mais este tempo :S

*

Unknown disse...

Eles também se fecham um pouco muito por culpa da política e a questão do tibete também me tira um pouco do sério, mas é claro que é um povo fascinante com séculos e séculos de história. O Budismo, a pintura chinesa, enfim, toda a cultura é magnífica... já para não falar da beleza natural!

parrotsandlions

maria miguel disse...

concordo um bocado com o "Seasoing". eles deitaram a nossa economia abaixo .. em vários aspectos.
mas sim, não é razão para nenhum português dizer que os odeia, são um bom povo (: e essa coisa dos pausinhos também me fascina! beijinho

as velas ardem ate ao fim disse...

Sitio que me fascina.

um bjo

Nádia Paiva disse...

Epá óh Ivan, facas de dois legumes? XD

Zita disse...

Sou a favor, apesar de tal ideia nunca me ter ocorrido.
Um brinde aos chineses.

*

Wilson disse...

Aqui na minha terrinha os chineses têm uma megastore ;D

Só têm um defeito: comprei uns chinelos de quarto e o 42/43 para eles é um 38/39 para nós, mas pronto estão perdoados.

E a China tem o seu quê de interessante, mas não esperem que ponha lá os pés.

Sandra disse...

Bem eu não sou nada anti-chineses, nem anti ninguém. Eu sou daquelas pessoas que acha que somos todos iguais, que a única coisa que muda é mesmo a cor, e a língua .. Mas que nem isso é razão para inferiorizar quem quer que seja.
No entanto, não sei mas a História Chinesa parece não me despertar muito o interesse. Ok, talvez esteja a dizer isto da boca p'ra fora porque nunca tentei sequer interessar-me, mas pronto :o

**

Anônimo disse...

Os gajos são "mais cás mães"!!!

Um dedozinho ali, uma perninha acolá, um braçinho por aqui... e assim se faz uma boa sopa de barbatana de tubarão xDDD


TC

Anônimo disse...

Ha, é verdade!!! VIVA AO PACHECO!!! Sem o homem de um só neurónio, e que, mesmo esse neurónio não trabalha nas melhores condições.... não conseguirias acabar este trés magnífique post sobre a chinesada xDD

TC

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP