A Disgnosia

domingo, março 01, 2009

«Ó gente, são duas da tarde e eu tenho que comer. Como é que é? Vamos comer um McDonald's? Vá decidam-se lá pá; eu vou andando para a fila. Fiquem para aí a salivar e a espumar de inveja desgraçadinhos..»

Por uma razão qualquer que, confesso, não percebo muito bem, o McDonald's goza de um estatuto, de um epíteto, de um trato muito muito singular. Afinal, de que outra maneira se explica que tenha um tratamento diferenciado? De que maneira se explica que venda cento e noventa hambúrgueres por segundo, como se explica que faça mais dinheiro e que abra novas lojas de dez em dez horas? Não faço a menor ideia. A única coisa que de facto sei é que esta história do tratamento diferenciado me perturba. A exclusividade em torno deste fenómeno é gritante; que levante o dedo todo aquele que nunca ouviu/disse a seguinte expressão: Acho que me está a apetecer comer um McDonald's. Então esses dedos no ar? Estão com vergonha? Pois é, eu já previa. Agora a seguinte situação: Acho que me está a apetecer uma Telepizza. Ah! Tantos dedos, vocês afinal estavam aí e não diziam nada a ninguém. Bem sei que a língua portuguesa é levada da breca, provavelmente será só um engano.. não é um "erro" propriamente dito, todas estas incongruências têm uma explicação plausível. Eu não sou linguista mas isto parece-me nitidamente um caso de polícia. O «Mac» conseguiu mudar hábitos, idiomas, expressões, ideais e... o peso das pessoas. Ai, ai , ai , ai , ai .. mas que raio de democracia é esta? Prendam-me estes tipos!
_________________________
Cuidado com os teleféricos.

31 comentários:

pinguim disse...

Eu digo: está-me a apetecer comer Mc :P e não um mc.

Se ninguem espera por nós vamos ser os primeiros a esperar. o que vem depois será mais facil de ultrapassar, pois iremos ter a nosso lado a pessoa pela qual esperámos :) *

Unknown disse...

mea culpa. de vez em quando lá digo eu: apetecia-me meeeesssmo um maczinho!

U disse...

Eu cá só gosto dos sundaes do Mc, mais nada. Não sou nenhuma viciada :P *

Fipa. disse...

o Mc é como um local para afogar as mágoas, a comer. enfim (...)

Uena disse...

Eu não gosto de mac!:S

Inês disse...

Neste caso é um amor de amizade, digamos :)

Gosto dos teus posts.

as velas ardem ate ao fim disse...

parecias o lapis azul!!!

um bjo e boa semana

Eli disse...

Eu não sou grande adepta do Mac, aliás só gosto do Mac Chicken e dos geladitos (que agora não me lembro o nome). Ah! E troco com a maior das satisfações qualquer um destes petiscos McDonald's por uma boa pizza! :)

Unknown disse...

Há muita boa gente que não gosta.
Eu cá gosto. E muito.
Mas coisas que fazem mal comem-se até em casa.
Não é só evitar o McDonald's.
A última vez que lá fui foi em Agosto e não me arrependo nada.
Beijinho (:

Anônimo disse...

Eu só consigo comer um HappyMeal :) e é de tempos a tempos. Prefiro muito mais uma pizza, não da Telepizza porque têm muita gordura, mas das verdadeiras, fininhas :)

S* disse...

Uma ou duas vezes por mês, sabe-me muito bem um Big Tasty. :D

Wilson disse...

"Acho que me está a apetecer comer um Cozido."

Viva a gastronomia portuguesa! xD

(Mas confesso que de vez em quando dou um salto ao McDonald's :P)

Wilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gigi disse...

Confesso que já disse algumas vezes: "comia um Maczinho!". Mas também confesso que sempre que acabo de comer o tal "Maczinho" não me sinto lá muito bem disposta...será peso na consciência??

Beijinhos*

maria miguel disse...

sou vegetariana, portanto mc só as saladas secas que eles têm x)
e "as telepizzas" não como há muito tempo!

beijinho Ivan :P *

ritinha disse...

Ora ai esta ! Tb n compreendo.. :S

'stracci disse...

Big Mac! *.*

Mas olha que um coelhinho guisado com arroz de ervilhas ou puré também não é nada mau!
Ok, estou oficialmente a salivar.

***

Maria Anjos Varanda disse...

Seguramente a maioria das pessoas já disse isso.....va se lá saber porquê......

Beijos e boa semana

Cressélia disse...

Cozido, sem dúvida, Mc só arrastada pelos miúdos e agora sempre no H3, a comer um Tuga. O H3 é que mudou a minha vida :)

Aubergine. disse...

Se fosse à minha custa já tinham aberto falência, só consigo comer o McFlurry de M&M's porque os hamburgures não suporto mesmo :x

Mais um dos bons posts (:

Aubergine.

Catarina disse...

Tnho o 'orgulho' de dizer que, nunca pedi nada na telepizza!

cá não há :DD

btw, vegetarianos não vão ao Méc :]

Alexandra disse...

Eu cá no Mac só gosto dos gelados :D E também não gosto das pizzas da telepizza, têm muita gordura :x

Beijinho *

Jroc disse...

Eu do Mac só gosto de duas coisas: do happy meal, porque é mais barato e ainda saio de lá com um boneco :P e dos gelados. Mas, por mais incrivel que pareça, a única altura em que tenho vontade de comer hamburgers é no Verão quando estou na praia. Não sei bem porquê mas é o único sítio em que levanto o dedo quando perguntam "Quem quer ir ao McDonald's?" :P

Celinha 007 =) disse...

Queres vir comigo ao mac? É o nosso jantar romantico lolol :P *

nnie disse...

obrigado (:

sincero.

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Só acho o refri aguado e a batata frita sem sal. Mas tudo bem. Já comi lá algumas vezes por ser rápido! Odeio esperar horas e horas para matar quem está me matando. Ótimo texto, como sempre! Ótima reflexão! (rsrsrs)

Abraços.

Pedro Antônio - A TORRE MÁGICA - www.atorremagica.blogspot.com

Flor disse...

Eu só como happy meal!!

=PPP

lolol

Zita disse...

Eu por acaso nunca ouvi a expressão "Acho que me está a apetecer comer um McDonald's". É crime ou doença?

Excelente post
*

Sandra disse...

arranjas sempre uma forma diferente de dizer aquilo que todos nós pensamos :) uau Ivan!
Em relação ao Mac -.- tens razão.. Eu já lá não vou há algum tempo :o e não tenho nenhuma panca por isso xD

beijinho

Cat disse...

tu realmente es fantastico a escrever...
eu fico presa nos teus textos...
mas realmnete falas num assunto peculiar...
o mac realmente intriga, mas a verdade e que toda a gente la vai...

V! disse...

Eu acho que sem duvida isso é a frase mais gasta da minha vidaaa!
Confesso que sou uma eterna amante do Mc Donalds e é um amor daqueles mesmo viciantes xD
Quanto ao peso: não se preocupem, como eu sempre digo, é psicolgico...Mc emagrece!!! xD
hahaha
*

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP