A Derrota

quinta-feira, abril 30, 2009

«Oi galera, tudo legal? Meu nome é Luís Filipe, tenho 20 anos, e sou campeão do mundo de pimbolim. Nas horas vagas me ocupo consertando cadarços e pés-de-pato. Puxa cara, se está fazendo tarde.. vai catar coquinhos! - tradução ING-BR»

Acabou-se a papa doce. Fomos, por fim, vencidos. A idoneidade de que este país gozava (lembram-se?), a honradez, brio e a altivez, tudo, sem excepção, caiu por terra. Longe, muito longe, vão os tempos em que éramos levados a sério, respeitados e, acima de tudo, olhados com inveja. Longe, muito longe, vão os tempos em que este era um país confiante, orgulhoso e vanguardista. Um país onde todos se sentiam portugueses. E se querem saber.. tínhamos razões para isso; Antigamente, a Senhora de Fátima ainda fazia milagres, a Amália conseguia levantar estádios de futebol, na Eurovisão éramos os maiores e, muito importante, tínhamos um passado. Hoje não temos nada - roubaram-nos tudo. É este o nosso problema; Algures neste planeta (ou noutros) alguém se encarregou de nos roubar o protagonismo, de nos roubar o epíteto de conquistadores - apanha que é ladrão! Até que ponto é aceitável que ainda nos confundam com uma província espanhola? Como é possível que as traduções online sejam feitas (de-) para brasileiro? Como se atrevem a menosprezar-nos? A culpa é nossa. Só nossa. Quando éramos donos e senhores do mundo devíamos, da mesma maneira que um pai conservador e de pulso firme faz, doutrinar, ensinar, educar quem de direito. Mostrar-lhes que connosco não brincam. Mas optámos sempre pela via mais fácil. Está na hora de mudar senhoras e senhores.. levantemo-nos e unamo-nos contra os nossos inimigos! Sugiro que nos juntemos e acabemos com esta barbárie infame! ...Às armas! Às armas!
_______________________
Cuidado com os teleféricos.

12 comentários:

ritinha disse...

O problema é que há muita gente que não quer ter mt trabalho ...

Li disse...

Tens razão...e quanto às traduções é mais rentável que seja para "brasileiro", porque eles são muito mais que 10 milhões...

bjitos

'stracci disse...

Estás tão certo!
Mas com os próprios portugueses a quererem livrar.se do nome, como é que vamos ser reconhecidos?
'Se eu não gostar de mim, quem gostará?!' x)

***

Brid disse...

A frase do inicio está brutal xD

Tens razão, o nosso país tem perdido carácter e força desde há muito tempo... Mas eu não esqueço o passado, o nosso passado, que já muitos menosprezam. Nós já fomos grandes, e temos tudo (ou quase tudo, vá) para sermos o que quisermos. Só precisamos de força, trabalho, e se calhar de alguns políticos de jeito (oh sheissen, estamos tramados!)

***

Wilson disse...

Irrita-me...
- Ir a um site cuja tradução é para Português do Brasil
- O Acordo Ortográfico
- Ouvir os pivôs dos jornais dizerem "Portugal é o pior país em (...)"
- Que o nº1 do top nacional seja ocupado por um Português pimba
- Que os canais do cabo tenham legendas num péssimo português

Acima de tudo irrita-me que Portugal tenha passado de um Império para um pseudo-província espanhola --'

Ivan estou contigo!

Wilson disse...

Irrita-me...
- Ir a um site cuja tradução é para Português do Brasil
- O Acordo Ortográfico
- Ouvir os pivôs dos jornais dizerem "Portugal é o pior país em (...)"
- Que o nº1 do top nacional seja ocupado por um Português pimba
- Que os canais do cabo tenham legendas num péssimo português

Acima de tudo irrita-me que Portugal tenha passado de um Império para um pseudo-província espanhola --'

Ivan estou contigo!

Sandra disse...

Aconteça o que acontecer só nós seremos até ao fim "Nação valente e imortal" :) *

Filipa disse...

Epá se a Amália levantava estádios .. tu consegues levantar o país com uma perna às costas. Peguemos nas armas e facamos a revolucion!

A. disse...

É preciso outra revolução, mas desta vez ás mentalidades, isso sim !*

Gema disse...

1º que tudo, agradeço-te o teres ido ao meu blog ;)
2º o teu blog é mesmo interessante já está a ser seguido por mim :)
3º quanto a esta questão estou, completamente, de acordo contigo e tenho imensa pena no que o meu País se está a tornar (pelas razões que mencionas e muitas outras mais).
Quanto aos brasileirismos no nosso Português... eu contacto constantemente com bloguistas brasileiros e nunca utilizo o português do Brasil, por isso, não há qualquer problema em relação a brasileirismos. Tenho muito orgulho na minha língua e sou, completamente, contra o novo acordo ortográfico.
Bjs

Mar disse...

Concordo com a Rita Silva e com a A. .
Acho que o que me irrita mais são as traduçoes das musicas inglesas para supostamente portugues, eu procuro em sites PORTUGUESES e aquilo é cada brasileirada...e taao mal traduzido! Já desisti de tentar traduzir as coisas -.-

Anônimo disse...

Disseste tudo. O Wilson também está certo.
Onde está aquele Portugal bravo, destemido e respeitável que foi cantado por Camões?

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP