A (má) Pareidolia

domingo, abril 12, 2009

«Só me faltava esta.. chamem a polícia! Está um homem na Lua! Piscou-me o olho! Isto é muito grave, valha-me Deus! Salve-se quem puder, é o fim. Nostradamus é-que tinha razão, Santa Bárbara!»

Caros leitores, não pensem que vou permitir que neste blogue se tape o sol com a peneira. Aqui, o trigo e o joio estão sempre separados, a excepção confirma sempre a regra, o ouro nunca é entregue ao bandido, o branco é branco, o preto é preto e tudo o que vise comprometer este dogma será alvo de medidas drásticas. A verdade, aqui, é um ponto assente - não há nada a esconder. Pois bem, tudo o que se tem dito ao longo dos anos, séculos, milénios, acreditem, não passa de uma ardil e trapaça fraude. Que mania será esta que move o Homem fazendo com que este atribua características humanas à natureza? A História está empanturrada de exemplos desses: O Homem da Lua, Cydonia, a Nebulosa do Caranguejo, as constelações. Como se tal não fosse suficiente, alargámos os nossos horizontes e mesmo em ambientes hostis como sujidade, humidade, fumos, chamas, nuvens e gordura conseguimos vislumbrar rostos. O que passa connosco? Segundo Carl Sagan, tudo não passa de um processo evolutivo. Outros falam em condição psicológica, há ainda quem vá dizendo que o que conta aqui é a faixa etária. Não sei o que será, mas sei que tal só está ao alcance de mentes muito avançadas, mentes muito criativas e à frente do seu próprio tempo. Independentemente disso, uma coisa, parece-me certa - nada disto é terrível e apocalíptico como muitos tentam fazer passar. Tudo isto terá um fim, sim. Lá fora, algures no firmamento, um inimigo desloca-se a grande velocidade desejoso por pôr fim a tudo isto. Poderá ser um buraco negro? Poderá. Poderá ser um asteróide? Poderá. Será um jacto de raios gama? Eventualmente. Agora, quererem que eu acredite que o «olho de Deus» que tudo vê, sente, sabe e pune poderá, num dia de menor disposição, resolver acabar connosco.. não vão por aí. A esses ditos profetas digo: Não senhor!

Quantos de vós são pareidolistas?
_______________________
Cuidado com os teleféricos

16 comentários:

Joana M. disse...

Isso é coisa psicológica. Mas não sei como desencantas tais tesouros, Ivan :p

izzie disse...

Bem... não querendo abusar do fabuloso mundo das Teorias... mas, e já pensaste se tal não será "truque" mental, do género Gehstaltismo? (sorry se a ortografia estiver assim um bocadinho para o má.... mas Alemão é coisa que esta mente e estes olhos já não estudam há anos)

Beijinho,

Xaninha disse...

Dá mesmo gozo ler isto :b está mesmo bem escrito *
um beijinho

Margarida Neves disse...

'Como um efeito colateral inadvertido, o mecanismo de reconhecimento de padrões em nossos cérebros é tão eficiente em descobrir uma face em meio a muitos outros pormenores que às vezes vemos faces onde não existe nenhuma. Reunimos pedaços desconectados de luz e sombra, e inconscientemente tentamos ver uma face.'

E depois até se fazem blogs acerca disso

http://facesinplaces.blogspot.com/

Sandra disse...

Já m'o dizia o meu avô: "Cada um sabe de si e Deus sabe de todos..."

beijinho :) *

Alexandra disse...

E eu concordo a 100% contigo, Ivan :)

Beijinho *

Daniel C.da Silva disse...

Interessante o teu blog ;)

hugs

Daniel

Emília Pam disse...

Devo ser um pouco burra, ou devo nao estar com a minima atenção mas não percebi a essencia da coisa xD ou talvez nem sequer tenha tentado de facto... já tá quase na hora de jantar xD *

Bella disse...

boa peça...
Gostei imenso
continua (:

Emília Pam disse...

Ahhh, ok! Sinceramente faz mais sentido assim =D

Acho que no fundo eu não percebi foi o significado da palavra "pareidolia".
obrigada pela explicação ahahah.
Beijo *

Unknown disse...

Digo contigo, não senhor :p

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Sempre divertido e inteligente!

Belo texto!

Abração!

Pedro Antônio

Cressélia disse...

Eu sou um bocadinho pareidolista, mas é mesmo na minha imaginação, tipo ver imagens nas nuvens e caras nas pedras. O resto acho giro e curioso. Só giro e curioso.

Maria Anjos Varanda disse...

Muito interessante este post....

Eu não sou essa coisa..pareidolista

Beijos

maria miguel disse...

só mesmo este blogue para desencantar isto x)
mas gostei Ivan, mais uma vez
beijinho

Patrícia disse...

Tens um blog muito interessante, mesmo. Eu penso que não sou pareidolista, e definitivamente não coloco o homem no centro do mundo. E essa do olho de Deus...concordo perfeitamente contigo ;)

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP