Às Armas
sábado, dezembro 12, 2009
Não tenhamos medo das palavras: está tudo a mudar. O hoje não é igual ao ontem, assim como o ontem não é igual ao anteontem. Sem darmos por isso, o que hoje é um dado adquirido amanhã não o é. Está tudo a mudar - rapidamente demais. O que hoje é novidade, o que hoje é valorizado e admirado, será velho e ultrapassado amanhã. Está tudo a mudar, e é pena. O blogue mudou. A gripe está a mudar. Eu estou a mudar. O que hoje é branco, amanhã é preto. O que hoje é poder, amanhã é fraqueza. O que hoje, imaginem só, é feio amanhã poderá, muito bem, ser belo. Sejamos claros, no tempo em que ainda não existiam cimeiras do G8, nem conferências de Bilderberg (tópico a explorar num futuro post) existiam dois países capazes de mudar a face do mundo: eram eles Portugal e Espanha. Durante séculos os reinos de Portugal e Castela estiveram de costas voltadas. Durante séculos registou-se uma espécie de guerra-fria neste rectângulo peninsular à beira mar - o mundo, e é pena, não tinha os olhos postos em nós porque não existia televisão e muito menos Internet. Portugal teve, de uma só vez, um pé no Brasil, o outro em áfrica e ainda umas quantas migalhas na ásia. Mas, como está bom de ver, tudo mudou. Desse tempo apenas ficou o que não devia ter ficado; A memória, o tradicionalismo, a ruralidade. O espírito guerreiro, esse, ficou esquecido e guardado numa gaveta. O espírito de vitória, que tanto se apregoa na actualidade, tem que ser recuperado. Vamos ajudar Portugal. Vamos unir esforços. Vamos tentar abrir essa gaveta empenada há centénios. Está tudo a mudar.. e é pena.
_______________________
9 comentários:
É pena? Nem todas as mudanças que se apoderam dos nossos dias são más. :)
- Quanto ao "ajudar Portugal" é isso! ELEVA A VOZ, VAMOS VENCER ESTA BATALHA =D estou contigo, Ivan **
Mudar Portugal era o melhor xD
Bolas!!!
como é que me achaste? PERSEGUIÇÃO!
não surges nada na face de ninguém, não sejas ruim!
Tivemos tanto... o que temos agora? corrupção e miséria, entre outros.
estamos envolvidos em mudanças ! mas nem todas são más:)
olá Ivan,
ainda bem que 'reabriste' o blogue. Ler-te é um prazer que não dispenso!
Quanto a mudar Portugal .. não sou optimista; primeiro havia que mudar as mentalidades dos portugueses (os jovens, que os velhos já pouco aprendem..) , pô-los a pensar, a questionar, a agir - a ler bons livros, por exemplo.
Melhor, melhor, era deitar-lhes p'ro lixo os 7 aparelhos de TV familiares mais as playstations, os futebóis e os jogos de vídeo ..
e me voy, antes q me batam :-))
Faço a minha parte...
Pois está a mudar. E são poucas as vezes que se muda para melhor.
Bem, em pouco tempo conseguiste deixar.me absolutamente desactualizada.
Como já foi dito algures, nem todas as mudanças são más. Mas o que eu acho que deve ser salientado é que dantes as mudanças aconteciam por força das pessoas e hoje estas ficam apenas a assistir à mudança, que chega sem pedir licença.
Às vezes questiono.me sobre o que os meus filhos vão aprender quando tiverem "História de Portugal"...
Postar um comentário