Às Armas

sábado, dezembro 12, 2009

«O tempo em que os impérios podiam tratar os Estados soberanos como peças de xadrez já acabou...» - Barack Obama

Não tenhamos medo das palavras: está tudo a mudar. O hoje não é igual ao ontem, assim como o ontem não é igual ao anteontem. Sem darmos por isso, o que hoje é um dado adquirido amanhã não o é. Está tudo a mudar - rapidamente demais. O que hoje é novidade, o que hoje é valorizado e admirado, será velho e ultrapassado amanhã. Está tudo a mudar, e é pena. O blogue mudou. A gripe está a mudar. Eu estou a mudar. O que hoje é branco, amanhã é preto. O que hoje é poder, amanhã é fraqueza. O que hoje, imaginem só, é feio amanhã poderá, muito bem, ser belo. Sejamos claros, no tempo em que ainda não existiam cimeiras do G8, nem conferências de Bilderberg (tópico a explorar num futuro post) existiam dois países capazes de mudar a face do mundo: eram eles Portugal e Espanha. Durante séculos os reinos de Portugal e Castela estiveram de costas voltadas. Durante séculos registou-se uma espécie de guerra-fria neste rectângulo peninsular à beira mar - o mundo, e é pena, não tinha os olhos postos em nós porque não existia televisão e muito menos Internet. Portugal teve, de uma só vez, um pé no Brasil, o outro em áfrica e ainda umas quantas migalhas na ásia. Mas, como está bom de ver, tudo mudou. Desse tempo apenas ficou o que não devia ter ficado; A memória, o tradicionalismo, a ruralidade. O espírito guerreiro, esse, ficou esquecido e guardado numa gaveta. O espírito de vitória, que tanto se apregoa na actualidade, tem que ser recuperado. Vamos ajudar Portugal. Vamos unir esforços. Vamos tentar abrir essa gaveta empenada há centénios. Está tudo a mudar.. e é pena.
_______________________
Cuidado com os teleféricos.

9 comentários:

Anônimo disse...

É pena? Nem todas as mudanças que se apoderam dos nossos dias são más. :)
- Quanto ao "ajudar Portugal" é isso! ELEVA A VOZ, VAMOS VENCER ESTA BATALHA =D estou contigo, Ivan **

- Sílvia ♔ disse...

Mudar Portugal era o melhor xD

Grenouille disse...

Bolas!!!
como é que me achaste? PERSEGUIÇÃO!
não surges nada na face de ninguém, não sejas ruim!

Tivemos tanto... o que temos agora? corrupção e miséria, entre outros.

ritinha disse...

estamos envolvidos em mudanças ! mas nem todas são más:)

AL disse...

olá Ivan,
ainda bem que 'reabriste' o blogue. Ler-te é um prazer que não dispenso!

Quanto a mudar Portugal .. não sou optimista; primeiro havia que mudar as mentalidades dos portugueses (os jovens, que os velhos já pouco aprendem..) , pô-los a pensar, a questionar, a agir - a ler bons livros, por exemplo.

Melhor, melhor, era deitar-lhes p'ro lixo os 7 aparelhos de TV familiares mais as playstations, os futebóis e os jogos de vídeo ..

e me voy, antes q me batam :-))

S* disse...

Faço a minha parte...

Wilson disse...

Pois está a mudar. E são poucas as vezes que se muda para melhor.

Wilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
'stracci disse...

Bem, em pouco tempo conseguiste deixar.me absolutamente desactualizada.

Como já foi dito algures, nem todas as mudanças são más. Mas o que eu acho que deve ser salientado é que dantes as mudanças aconteciam por força das pessoas e hoje estas ficam apenas a assistir à mudança, que chega sem pedir licença.
Às vezes questiono.me sobre o que os meus filhos vão aprender quando tiverem "História de Portugal"...

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP