A Televisão

sexta-feira, março 04, 2011


«Oh Carlitos, francamente! Falamos disso depois, pode ser? Deixa lá ver o que está a dar no canal da bola...»

Os psiquiatras chamam à televisão o «terceiro-pai» pelo papel determinante que ela desempenha, em relação aos filhos, no seio de uma família - tipo, atual. Família em que o pai sai de manhã cedo para o trabalho, almoça na tasca ou na cantina e regressa à noite; em que a mãe também sai de manhã, almoça na cantina (ou com o patrão de tiver boa perna) e regressa tarde e a más horas; em que os filhos andam por aí ao Deus dará a jogar ao berlinde em vez de irem para as aulas. Mas quando os pais chegam a casa, fartos do emprego e moídos dos apertões do metro e do autocarro, querem tudo menos aturar os filhos. E logo tratam de evitar as perguntas e as solicitações de interesse com a fórmula mágica: Deixa-te de conversas parvas e liga a televisão para vermos o que está a dar. A partir daqui o terceiro-pai entra em funções, alardeando os seus recursos e toda a capacidade de persuasão de que é capaz o mundo das imagens. Tenham cuidado. Muito cuidado. 
_______________________
Cuidado com os teleféricos.

4 comentários:

Kika disse...

Ainda bem que já pensas - tão bem - nisto!

É quando quiserdes... Mesmo quando quiserdes!

Lady Me disse...

Pois é! Concordo totalmente contigo e dou graças por não ter tido esse terceiro pai, mas hoje em dia é quase impossível que assim não seja. Se calhar, mesmo sem querermos, vai ser assim também com os nossos filhos.

Anônimo disse...

É bem verdade. A televisão destroi a comunicação total nas familias... E ninguém pensa nisso!

Wilson disse...

Eu não sei se "a televisão destrói a comunicação total nas famílias", como a Lu! diz. No meu caso, a televisão sempre esteve presente na vida familiar mas nunca substituiu os meus pais. Por muito que estejamos todos em frente à TV às 20h a comunicação não deixa de existir, mesmo que muitas vezes seja sobre: "então mas aquela não andava com aquele?"

Mas vou passar a ter algum cuidado.

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP